Expressão muito mal utilizada, normalmente só se usa em termos depreciativos. Por exemplo quando queremos dizer que uma dada pessoa é muito infantil lá vem o "...cresce e aparece...".
Eu uso em outros termos.
Para mim o cresce e aparece é diferente serve exactamente aquilo que significa.
Crescer é algo que nos acontece a todos, por muito que lutemos contra isso é inevitável. Aos nossos olhos até podemos ser umas crianças, mas a sociedade olha para nós como adultos, ou melhor "crescidos". E também é a lei da vida, a um dado ponto todos somos obrigados a crescer.
Mas qual é o significado de crescer?
Vejamos do ponto de vista cronológico.
Desde que somos bébés começamos logo a crescer em tamanho e habilidades.Começamos a sentarmo-nos depois gatinhamos e por último damos os primeiros passos. Este é o crescimento físico, não pode ser controlado.
Por outro lado temos o desenvolvimento intelectual que começa com os primeiros sons, depois as primeiras palavras e acabamos a falar como toda a gente. Esta espécie de desenvolvimento tem que ser induzido e estimulado, pelas pessoas mais próximas de nós senão nunca chegaremos a falar.
E isto repete-se na nossa vida, físicamente o nosso corpo tem o control,e intelectualmente temos que ser estimulados.
Só que o desenvolvimento cognitivo é estimulado pelos outros até uma dada idade, nesse momento temos de ser nós a tomar as rédeas e a ver as coisas que nos preenchem. Para determinarmos o que gostamos temos de passar por uma fase de experimentação, é completamente obrigatório. Este é o "crescer" inserido na frase "cresce e aparece", é esta experimentação que temos que passar para determinarmos os nossos gostos, e excluirmos aquilo que determinamos ser nocivo. Não passar por isto, fica-se condenado a uma vida parva e fútil, em que apenas conhecemos uma coisa e deixamo-nos ficar com ela até ao fim dos nossos dias.
Tudo isto é necessário para depois podermos "aparecer". O "aparecer" acontece quando não nos importamos com o que os outros possam pensar de nós pois já estamos tão seguros daquilo que somos que nada nos pode fazer desviar do caminho que traçamos para nós mesmos.
Este é o verdadeiro de significado do "cresce e aparece", alargar os nossos horizontes e depois escolhermos aquele que mais gostamos e convertê-lo num estilo de vida.
Mas como o "aparece " ainda vai demorar muito, e o "cresce" é bem mais divertido e dura a vida inteira, devemos aproveitá-lo ao máximo e desfrutar cada momento, já que depois não vai haver nada que nos possa surpreender se crescermos como deve ser..
Valete Frates
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
crescer... este teu texto dá mesmo muito em que pensar... e és bom a fazer isso, pôr-nos a pensar...
Enviar um comentário