sábado, outubro 28, 2006
O Mundo como a Bola - Cap. II
Para todos aqueles que pensam que o futebol é uma coisa sem sentido, dedico este texto.
"O Bola gira o Mundo gira, porque o Futebol é giro!"
O futebol é muito mais que um simples jogo, futebol é também cultura!
Pode representar de um ponto de visto sociológico, todas as grandes nações e áreas do globo.Mostrando o que todas elas têm de diferente uma das outras, as suas culturas.Vamos ser um pouco mais claros.
Peguemos no exemplo mais claro... o Brasil!
Um país quente, latino, alegre e como é claro o único país do mundo com samba! E o futebol brasileiro representa na sua plenitude tudo o que o país e povo têm para dar ao mundo. É alegre, divertido, é fantasia e isto é o que o Brasil representa.
O futebol Africano, representa um continente inteiro, é mágico, forte e talvez um dos que têm mais potencial, mas que infelizmente nunca chegou a atingir o êxito que prometeu durante tantos anos. O continente Africano é assim mesmo, é um continente adormecido com riquezas naturais e culturais que muitos dos países desenvolvidos poderam apenas sonhar, mas contudo nunca chega a atingir toda a sua plenitude pois à sempre alguém que o prende, que o deita abaixo, e por isso nunca saem da cepa torta.
Vamos agora para a europa onde temos o maior número culturas diferentes por metro quadrado.
Comecemos pelos espanhois, o seu futebol é reconhecido pela fúria espanhola. Os jogadores mesmo quando um lance parece perdido estes nunca desistem e por vezes ganham muito com esse esforço. Podemos reconhecer também no povo espanhol, essa garra, essa tenacidade de se igualarem aos grandes, embora sem nunca fazerem parte dos grandes. A selecção demonstra o mesmo, todavia consigam qualificar-se para quase todas as provas da FIFA nunca chegando a ganhar nenhuma.
Continuando nos latinos, vamos agora para os italianos. Este é sem dúvida o povo mais latino de todos e que melhor personifica, a ideia de ser latino. O calcio é a sua representação, é matreiro, desconfiado, fechado, calculista, é um futebol de "golpada", um futebol burlão. Faz-nos acreditar que estamos na frente mas na altura certa marca um golo e decide um jogo. Contudo é belo como qualquer outra coisa latina.
A Alemanha é mais organizada, é fria, com muita pouca imaginação. Tudo está no sítio onde deve estar, tudo funciona como uma máquina imparável, não lhes pensam é para fazer fintas que isso é inato, e isso os almães não nasceram para fazer. Um pouco há imagem do bloco de Leste.
Este funciona também como um bloco aliando à sua força, uma capacidade de colectivo enorme. Faz lembrar o comunismo. A inexistência de indivíduos, apenas e só o colectivo e quem estiver contra será afastado, seja ele quem for. Não à estrelas, á uma constelação que é a equipa.
Passando agora para os Britânicos. Simples e pragmático. É esta a sua ideologia. E quem pode discutir? Se o objectivo é marcar golos, convém marcá-los da forma mais simples possível. Daí o famoso "kick and run", que com avançados bastante combativos funcionou na perfeição durante anos. Assim podemos tamvém descrever o povo inglês, diferente de toda a Europa. Combativos, pragmáticos. Não interessa o meio, interessa apenas o fim. E como esta ideia já lhes deu dissabores....
E nós? Nós muito bem, somos aquilo que somos. Feitos para ser grandes, apenas com medo de o ser. O Fado persegue-nos e nós nada fazemos para o esquecer. É como uma droga. Ainda bem que nos últimos anos deixamos-nos um pouco disso. Graças a um senhor que veio do Brasil e trouxe com ele ambição nunca vista.
Mas este caso de globalização que foi benéfico, mas também vamos perdendo com o passar do tempo a nossa identidade. Estas definções que agora dei daqui por alguns anos poderam não fazer qualquer sentido, e isso é pena pois vamos deixar de ver culturas no campo de futebol, para vermos apenas equipas.
Quero o Planeta Futebol de volta!!!
O futebol foi feito para ser mundial, planetário, com todos os seus gostos, sabores e cores.Senão a bola não seria redonda, seria plana e uniforme!!!
Valete Frates
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário