Elogiar é uma arte.
É preciso saber o que se vai dizer, quando se vai dizer e também a quem se vai dizer.
Aquela altura certa faz toda a diferença. Sem ela um elogio pode ser levado como um simples comentário a qualquer coisa que o outro realize. O elogio perde a força e converte-se em mais uma frase banal que todos os dias saem da nossa boca, daquelas que proferimos sem pensar, daquelas que ouvimos mas que numa fracção de segundo esquecemos.
Pois é. Elogiar tem muito que se lhe diga. Convém ser sempre uma coisa para relembrar, deve até ser um acto impar, algo que entre na cabeça de quem pretendemos elogiar.
Pois um elogio pode mudar a forma de ser de uma pessoa, pode levantá-la quando esta pensa que não tem nada de bom, quando se acha uma forma disforme deste nosso mundo monocromático.
Porque não dar o devido valor a uma atitude de uma pessoa nossa amiga?
Porque não elogiar a fora de ser de uma determinada pessoa quando entendemos que essa é uma das muitas formas correctas de estar na vida?
Qual é o preconceito de dizer estás bonita hoje?
Qual é o problema?
No meu entender à duas razões.
Uma é sem duvida alguma a inveja. Por muitas voltas que se dê toda a gente já invejou algo de outra pessoa. Isso não tem grande mal, pois lá no fundo estamos a admitir que as sapatilhas que o outro tem são na realidade mesmo bonitas, e servimos até disso para comprar umas parecidas. O problema surge quando não admitimos isso, e ao invés de as elogiar vamos criticá-las. Qual é o problema de aceitar isso? Temos que ser sempre o centro das atenções de toda a gente?
A segunda razão é menos evidente, e reside na rotina. A tão fatídica rotina...
Ficamos tão cansados de ver sempre as mesmas pessoas sempre com a mesma forma de ser, que nem reparamos quando elas fazem algo de extraordinário. Dizemos sempre as palavras vãs como:"Fizeste muito bem!" ou "Vês como quando tu queres consegues!".
Sem alguma espécie de sentimento ou vontade para o dizer, pois imaginamos já ter todas as respostas daquela pessoa, julgamos saber tudo. Viva o egoísmo!
Elogiar trata-se no fundo de ser simpático, ser agradavél e mais importante ser sincero. Num verdadeiro elogio não há espaço para a mentira.
Todavia hoje é impossível dizer toda a verdade, porque a verdade magoa tanto aos outros como a nós mesmos.
Chuif...
Valete Frates
sábado, fevereiro 17, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário