sábado, dezembro 22, 2007

7 Bandas - Nirvana

Ora bem depois de 4 bandas inglesas está na hora de atravessar o Atlântico, e irmos para os EUA. Porque para além das ocasionais guerras, também vem de lá muito boa música.
Desta vez a minha escolha recaiu sobre os atormentados Nirvana. A voz da geração X, da música grunge, de Seattle... Durante a sua relativamente curta carreira foram das bandas que mais marcas sociais deixou no seu tempo, e talvez a última banda que realmente mudou a faixa etária dos 16-30 anos, alterando os comportamentos e atitudes da juventude de então.

A banda era composta por três elementos: Kurt Cobain (vocalista/guitarrista), "Krist" Novoselic (baixo) e Dave Grohl (baterista). Tudo começou com a amizade entre Cobain e Novoselic enquanto ainda andavam no liceu, o qual Kurt deixou antes de ser finalista.Os dois com a ajuda de alguna amigos conseguem gravar uma demo que lhes garantiu um contracto com a produtora Sub Pop. Gravaram alguns singles e mais tarde, com um orçamento muito reduzido (na ordem dos 5 mil dólares), gravam o primeiro disco Bleach.O disco não vendeu muitas cópias, mas foi o início para algo maior.Os dois rapazes precisavam de um baterista fixo, e com o fim da banda de Dave Grohl, juntou-se o útil ao agradavél. Dave entra para a banda em 1990, e passa uns primeiros tempos algo dificeis, dividindo um apartamento depressivo com um Kurt que dava a sensação que a cada dia que passava perdia mais um pouco da sua saúde mental.
Kurt começou a namorar com a Tobi Vail membro da banda, Bikini Kill, após uma amizade de um ano. Certo dia quando uma amiga de Tobi visitava o apartamento escreveu num espelho "Kurt smells like teen spirit!"(uma marca de desodorisante muito popular entre os jovens da altura), e assim estava dado o nome para uma das canções que viria a mudar o mundo.No ano de 1991 sai Nevermind. O single de estreia Smells like teen spirit foi uma bomba, o videoclip são 5 minutos de da maior crueza e dureza possíveis. Consta que para a gravação do vídeo foram pedidos a alguns jovens fãs para comparecerem no local de gravação para assim poderem aparecer no mesmo. Quando chegaram ao local foi-lhes pedido para esperarem e ensaiarem alguns movimentos. Depois de decorrido quase meio-dia, fartos de esperar e de lhes dizerem o que fazer a juventude revoltou-se e começou a libertar-se, a dançar, a cantar e a mexer como lhes passava pela cabeça. Resultado, um dos melhores vídeos de sempre.Todo o disco Nevermind é um verdadeiro manifesto, contra a sociedade, contra os pais, contra a própria adolescência. Fala das mudanças físicas e intelectuais dos jovens durante a sua adoslecência, sem medos, sem tabus...Um verdadeiro berro de alerta, um aviso para um mundo que os olhava de lado, com desconfiança, completamente alheio aos seus problemas de afirmação dentro de um meio psico-social. Foi por esta altura que todos os temas tão diversos e adjacentes à adolescência, passaram a ser discutidos, e a própria idade em si passou a ser olhada com outros olhos. Os Nirvana foram o óleo da engrenagem.
Após todo o sucesso do segundo disco, começaram as digressões e consequentemente os abusos...
Não será preciso dizer mais nada, a história já foi ouvida em várias gerações e aquela não havia de ser diferente. Os homens do Rock andam sempre com as drogas atrás.
Entretanto Kurt Cobain juntou-se com a sua futura esposa Courtney Love, e assim se juntaram os Reis do Grunge, acima de todos os súbditos, quase como semi-deuses da juventude.
Os Nirvana gravaram novo álbum In Utero que apenas veio cimentar a sua posição, todavia foi no MTV Unplugged que tiveram o derradeiro momento de graça após Nevermind. Num concerto ao vivo numa atmosfera muito intíma e intensa, com velas e arranjos florais por todo o lado, fazendo com que o concerto mais parece-se um velório.
Foi aqui que o lado mais macio, mais suave dos Nirvana se revelou, completamente diferente de tudo aquilo visto até então realizado por eles.
Kurt mal levantava a cabeça, e sempre com uma expressão sofria enquanto cantava as letras que tinha escrito, de uma forma para a qual não existem palavras para descrever.
Foi uma das mais belas despedidas de sempre, já que a 5 de Abril de 1994 Kurt Cobain suicidou-se, o fim anunciado pelo destino que atraiçoa muitas vezes quem é jovem e famoso e com medo do mundo.
Construiram-se mil e uma teorias de conspiração, estando como é óbvio a sua também "atribulada" mulher Courtney Love envolvida no meio.
Em 2002 saiu Nirvana, o disco com os melhores êxitos da banda que voltou a lançar para a ribalta o nome de tal banda. Provando que para sempre ficaram letras, músicas e vídeos como este:

Smells Like Teen Spirit - Nirvana



Valete Frates

2 comentários:

Anónimo disse...

Nirvana simple the best,if you find anyone that says nirvana no good that person is gayyyyyyy!!!!!!!

Anónimo disse...

Nirvana é FODA.