domingo, abril 27, 2008

Sonhando com a Perfeição

Eu hoje tive uma visão, que veio num sonho. O mundo era muito melhor se logo que iniciamos a nossa vida toda ela fosse pré-determinada.
Não falo de destino, falo de uma coisa mais da espécie de um guião. Numa forma muito resumida passo a explicar...
Imaginemos que toda a gente tinha as suas chances de vingar, o que faziam delas era com elas. Tudo era determinado: o tipo de trabalho que iriamos ter, a formação profissional que poderiamos atingir, a pessoa pela qual nos apaixonariamos; tudo como série de objetivos, de metas que deveriam ser atingidas, e todas elas coordenadas de acordo com os nossos gostos.
Com isto poderiamos delinear a nossa vida, decidir quanto tempo deveriamos e poderiamos dispensar em fazer cada uma dessas coisas. Todos garantiam uma oportunidade de vingar na vida, e de conseguir ser alguém, já que o nosso "guião" seria feito de acordo com todos os nossos gostos e sonhos.
Na altura isto pareceu-me uma premonição, como se Alguém me estivesse a querer dizer alguma coisa.
Senti-me iluminado. Pareceu-me tudo tão certo, tudo tão belo, tão preto no branco que a primeira coisa que pensei quando acordei foi pensar que alguém já devia ter pensado nisto. Tudo me pareceu tão óbvio que só conseguia pensar que alguém deve ter tido o mesmo impulso que eu tive.
Mas depois o efeito do meu sonho foi desvanecendo, já que depois de uma melhor consideração reparei que tal ideia iria retirar alguma liberdade às pessoas, toda a vida seria uma constante luta para atingir objectivos, e se esses objectivos não fossem atingidos, no final, só nos poderiamos culpar a nós mesmos. Tudo poderia ser perfeito demais e no final acabaria por se auto-destruir.
A minha visão de uma utopia, impossível de realizar, todavia ensinou-me algo. Mostrou-me o caminho de que como algumas coisas podem ser mudadas, como as vidas podem ser melhoradas.
A busca pela perfeição é algo que todos devemos procurar, contando que nunca consigamos atingi-la.
Valete Frates

Sem comentários: