segunda-feira, outubro 06, 2008

Aconteceu em... Setembro 08

Neste belíssimo mês finalmente chegou o Verão. Pena que tenha chegado quando eu já estava em aulas.
A crise económica adensou-se a nível mundial, sendo que a reserva americana decidiu dar um de comunista e nacionalizar algumas seguradoras (!?). Mais interessante é que o dinheiro provém dos impostos pagos pelo povo americano e sente-se no ar um sentimento de injustiça e impunidade.
A China faz nova demonstração ao mundo da sua modernidade, dando uma visibilidade nunca vista ao jogo Para-Olimpicos. No final do mes morrem bebes chineses vitimas de leite condensado contaminado de produção nacional.
Pelo mundo o petróleo desceu para valores aceitáveis pela primeira vez em meses, todavia por cá a Galp e a Repsol acham por bem não confiar e continuam a subida imparável dos preços da gasolina justificando-se com instabilidades do mercado.
A policia decide fazer rusga todos os fins de semana nos grandes centros urbanos de forma a combater a escalada do crime, as imagens passam pela TV e as pessoas vêem-nas enquanto adicionam uma nova fechadura à porta de casa e um sistema anti-roubo no automóvel.
Morreu o Paul Newman e o pai de colega meu. Não percebo porque apenas a notícia do Paul Newman deu no telejornal.
Começou a minha estação favorita, o Outono. Nada me sabe melhor que os raios de Sol na altura do lusco-fusco. Fiz anos e percebo a inutilidade da celebração da data.

Neste mês li:

Retalhos da Vida de um Médico - Fernando Namora

Várias narrativas do médico/escritor, levando-nos a percorrer várias regiões de Portugal através de vários momentos da sua vida. Passamos pelos diversos momentos da sua vida profissional. Desde os estudos na cidade, aos primeiros anos no Alentejo, e o culminar em Lisboa. Vemos a pente fino as várias personagens todas elas retratos de um Portugal de meados do séc. XX.
Impressionante o olhar humanista com que ele descreve os seus doentes, compreendo o seu desespero e as suas tragédias. Realista e tocante.

Neste mês vi:
Dr. Strangelove or: How I learned to Stop Worrying and Love the Bomb - Stanley Kubrick


Comédia negra sobre o fim da humanidade. Em tempo da guerra fria Soviéticos e Americanos encontram-se na corrida ao armamento pondo em causa o futuro da humanidade. Todo o mundo se encontra num impasse.
Um General demente decide quebrar esse braço de ferro e manda atacar com bombas nucleares a URSS.
Assim se inicia o filme, e apartir daí começa o espetáculo de loucura, amor e ódio entre as duas faces em conflito, que mesmo quando se trata de salvar a humanidade, ainda continuam a pensar na supremacia global.

Neste mês ouvi:
The Very Best Of Ennio Morricone - Ennio Morricone

A compilação do verdadeiro mestre das bandas sonoras, o compositor de algumas das mais identifícaveis músicas do cinema. Este disco são incluídas músicas de "Por um punhado de Dólares", "Por mais Alguns Dólares", "Cinema Paraíso", "Era uma vez na América", entre muitos outros. Especial destaque para duas músicas que marcaram os dois melhores filmes do Western Spaghetti de Sérgio Leone, falo claro das músicas "O Bom, o Mau e o Vilão" retirada do filme com o mesmo nome; e também "The Man with the Hamornica" do filme "Aconteceu no Oeste".


Valete Frates

Sem comentários: