sexta-feira, fevereiro 27, 2009

La Radiolina

(Talvez o único Lobo do Mar que usava prancha de Surf)

Queria destacar nesta nova lista de músicas muitíssimo interessantes, as seguintes: a música de Dennis Wilson, único Beach Boy que na realidade fazia surf e que conviveu de perto com um dos serial killers mais famosos da história, Charles Manson. Aliás Dennis chegou a viver com Manson na sua casa. As suas músicas a solo são um pouco afastadas dos ritmos quentes e alegres dos Beach Boys. Ele converteu o oceano de um azul celeste festivo, para um azul cobalto enegrecido de paisagens mais melancólicas.
De seguida temos Nick Drake com o derradeiro encantamento da lua. Nick Drake canta e chama a lua para o vir defender e ajudá-lo a mostrar às pessoas o quanto significantes são perante a beleza de um lua rosa. Tenham atenção, a lua vem mesmo para nos apanhar.

Valete Frates

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Kim & Jessie - M83

Estava mesmo à espera que os dias de sol fizessem uma aparição para pôr este vídeo. Dias estio vêem a caminho.

Valete Frates

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Dead Combo - Putos a Roubar Maçãs

Quando se fala em Dead Combo à uma coisa que se refere sempre, a enorme quantidade de sentimento que aquelas cordas têm.
Lembram-nos dias solerengos num país tropical na década de 70, revoluções, paisagens bucólicas da música western spaghetti de Ennio Morriconne, o trabalho sempre duro do operário, músicas tributo a vários mestres nos quais se destaca Carlos Paredes. Ou algo muito mais simples, como putos a roubar maçãs para a sua sede por uma simples peça de fruta. Sem dúvida música de tempos idos mas que recordamos com grande felicidade, mesmo que nunca os tenhamos vivido. É bom recordar um tempo e um espaço que nunca foi nosso.
As cordas contam melhor a história do que alguma voz poderia alguma vez contar.



Valete Frates

La Radiolina

A última playlist de meu gosto e autoria fica aqui "postada" para vocês fazerem download, ilegal espero. Fight the Power!

1. Franz Ferdinand - Lucid Dreams
2. Animal Collective - My Girls
3. The National - Brainy
4. Bruce Springsteen - Nebraska
5. Bob Dylan - Tangled Up In Blue
6. David Bowie - Space Oddity
7. David Byrne & Brian Eno - Strange Overtones
8. New Order - Subculture
9. M83 - Kim & Jessie
10. Ladyhamke - Paris is Burning
Valete Frates

sábado, fevereiro 14, 2009

O Spleen de Paris

O olhar de Charles Baudelaire nesta foto parece que me engole a alma, é algo de verdadeiramente tenebroso. Foi um dos percursores do modernismo, desenvolveu outros estilos como o gótico. Inspirou muitos outros artistas e escritores (T. S. Elliot, H. P. Lovecraft).
Queria partilhar, um pequeno poema em prosa deste senhor, retirado do livro "O Spleen de Paris". Penso que é um boa forma um pouco do nosso país também.

Um Gracioso

"Era a explosão do ano novo; um caos de lodo e de neve, cruzado por mil carruagens, cintilante de brinquedos e bombons, inquieto de ambições e desesperos, delírio oficial duma grande cidade feito para peturbar o cérebro do mais sólido misantropo.
No meio deste rumor e desta algazarra um burro trotava a bom trote, levando atrás um maltrapilho armado com um chicote.
Quando o burro ia a tornear o ângulo dum passeio, um belo senhor enluvado, envernizado, cruelmente engravatado e aprisionado num fato absolutamente novo, inclina-se cortesmente ante o humilde animal, e diz-lhe, tirando o chapéu:«Tenha V. Ex.ª um ano muito feliz!», depois volve-se para não sei que companheiros com um ar empertigado, como a pedir-lhes que juntassem a sua aprovação ao contentamento dele.
O burro não viu o gentil gracioso, e continuou a correr com diligência para onde o trabalho o chamava.
Então apoderou-se de mim um incomensurável rancor contra aquele magnífico imbecil, que me pareceu concentrar em si mesmo todo o espírito da França."

E como hoje é dia de S. Valentim queria partilhar uma das suas filosofias sobre o amor, esta retirada a wikipedia (abençoada wikipedia). Isto não quer dizer que partilhe a sua visão fatalista, mas é sem dúvida um pensamento curioso:

"There is an invincible taste for prostitution in the heart of man, from which comes his horror of solitude. He wants to be 'two'. The man of genius wants to be 'one'... It is this horror of solitude, the need to lose oneself in the external flesh, that man nobly calls 'the need to love'."

Valete Frates

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Bob Dylan - Just Like a Woman

Mitológica esta música que se encontra nas minhas músicas favoritas do Bob Dylan e de lista pessoal, saída do ainda mais mitológico LP Blonde on Blonde. Belíssima letra que já coloquei aqui à algum tempo atrás.
Julgo que este é um daqueles momentos em que não vale a pena eu estar para aqui alongar-me muito com muita conversa da treta. Desfrutem pois Bob Dylan é o melhor poeta da música que alguma vez existiu.

Valete Frates

sábado, fevereiro 07, 2009

Pnau ft. Ladyhawke - Embrace

Festa massiva e sem misericórdia. Eu não sei o que eles fazem para a terra dos kangurus mas aquilo lá para baixo deve ser uma verdadera festa continua. São bandas atrás de bandas de excelente qualidade musical.
Os Pnau neste vídeo são duo com ligações a outra excelente banda que tem dado cartas nos últimos tempos, os Empire of the Sun.
Nesta música contam com a ajuda de uma amiga do país dos kiwis, Ladyhawke.
Algo de muito interessante se anda a passar pela Oceania.

Valete Frates

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

La Radiolina

(Fama internacional e mesmo assim fazem compras no Lidl. Viva os Franz Ferdinand!)

Vou experimentar uma abordagem nova para a habitual lista de músicas que costumo pôr aqui para divulgar as bandas e músicas que mais gosto.
Em vez de as colocar aqui e depois esperar para as retirar e não fazer nenhuma menção a elas, agora decidi que vou fazer uma pequena introdução a 2 ou 3 músicas, aquelas que considero mais importantes.
Sendo assim começo pela primeira da lista. A assombrosa "Lucid Dreams" do novo disco dos Franz Ferdinand. Com início rock habitual nas músicas da banda escocesa, tudo parece previsivel e normal. Até que a música subitamente toma um rumo inesperado, dá a volta e transforma-se em algo muito próximo do House mais ácido que há memória. É o ponto alto do disco. Uma faixa que é bem capaz de dinamitar os subwoofers de muitas discos.
De seguida passamos para a também recente "My Girls" dos Animal Collective. Esta é sem dúvida a banda mais inclassificavél do século XXI. É tribal, é experimental, é folk, é electrónica, é psicadélica e agora também é pop. Batidas profundas, sintetizadores por todo o lado e vozes electronicamente distorcidas. Uma banda que influenciará toda a música do século presente.
Por último falemos de "Kim & Jesse" dos M83, é uma música assumidamente pop, que lembra dias de luz e boa disposição (bom para os melancólicos da época do Estio). Uma das melhores músicas do ano transacto. Para breve o vídeo aparecerá por estas paragens.
Queria realçar estes devaneios sonoros mas convoco a vossa atenção para toda a lista. Espero que gostem.
Valete Frates

terça-feira, fevereiro 03, 2009

La Radiolina

Última vez que a playlist teve 21 músicas. O número foi reduzido para 10 para assim facilitar a mudança de sons.

1. Tom Waits - Big in Japan
2. Bob Dylan - All Allong the Watchtower
3. Marianne Faithfull - Scarborough Fair
4. Van Morrison - Moon Dance
5. Nick Drake - Pink Moon
6. Kruder & Dorfemeister - Sex Elevator Music
7. Tears For Fears - Head Over Heels
8. The Curch - Under The Milky Way
9. Russian Red Army Choir - Kalinka
10. Tchaikovsky - Swan Lake
11. Bach - Air
12. Ennio Morricone - Once Upon a Time in the West
13. Vangelis - Love Theme From Blade Runner
14. Cat Stevens - Morning as Broken
15. John Lennon - Jealous Guy
16. Peter Gabriel - Sledgehammer
17. Madness - Our House
18. The Clash - The Magnificient Seven
19. New Order - Bizarre Love Triangle
20. Radio Dept - I Don't Like This
21. The Beta Band - Dry the Rain

Valete Frates

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

O Bom, o Mau e o Vilão - Tiroteio Final

Para todos aqueles que acham que se julgam bons demais para ver filmes de cowboy's, tenho duas palavras para vocês: Western Spaghetti. E também devo dizer que são umas bestas.
Os filmes realizado pelo mestre italiano Sergio Leone, são verdadeiras obras-primas do cinema. Ele utiliza o western como ponto de partida e depois insere-lhe os condimentos certos para tornar os filmes em algo de verdadeiramente notável.
Começa com histórias lindíssimas como painel de fundo (guerras civis, o progresso do mundo, dramas familiares), junta-lhe personagens com muita profundidade brilhantemente representadas por alguns dos actores mais carismáticos de sempre (Clint Eastwood, Henry Fonda, Claudia Carnivale, Charles Bronson), acrescenta algumas das cenas mais memoráveis do cinema e coloca a cereja no topo do bolo entregando a banda sonora ao também mestre Ennio Morricone.
Com todos estes condimentos foi criado um género específico de cinema e dos melhores filmes da história cinematográfica, sendo evocado pelos mestre modernos da realização.
Para provar tudo aquilo que disse em cima deixo este pequeno vídeo do filme "O Bom, o Mau e o Vilão".
Esta é catarse do filme, recheada de dramatismo e intensidade. O habitual duelo deixa de o ser, sendo que é introduzido um terceiro guerreiro à mistura. A colocação dos intervenientes no local certo do duelo é uma verdadeira dança coreografada, a ausência de diálogo durante a caminhada mostra uma aceitação do destino das personagens envolvidas e no fim movimentos de câmara que nos fazem reter a respiração. Suspense, drama e um magnifico enquadramento tornam esta cena algo de verdadeiramente brilhante e extraordinário.
Chega de treta e admiremos este pedaço de cinema.

Valete Frates