Para todos aqueles que acham que se julgam bons demais para ver filmes de cowboy's, tenho duas palavras para vocês: Western Spaghetti. E também devo dizer que são umas bestas.
Os filmes realizado pelo mestre italiano Sergio Leone, são verdadeiras obras-primas do cinema. Ele utiliza o western como ponto de partida e depois insere-lhe os condimentos certos para tornar os filmes em algo de verdadeiramente notável.
Começa com histórias lindíssimas como painel de fundo (guerras civis, o progresso do mundo, dramas familiares), junta-lhe personagens com muita profundidade brilhantemente representadas por alguns dos actores mais carismáticos de sempre (Clint Eastwood, Henry Fonda, Claudia Carnivale, Charles Bronson), acrescenta algumas das cenas mais memoráveis do cinema e coloca a cereja no topo do bolo entregando a banda sonora ao também mestre Ennio Morricone.
Com todos estes condimentos foi criado um género específico de cinema e dos melhores filmes da história cinematográfica, sendo evocado pelos mestre modernos da realização.
Para provar tudo aquilo que disse em cima deixo este pequeno vídeo do filme "O Bom, o Mau e o Vilão".
Esta é catarse do filme, recheada de dramatismo e intensidade. O habitual duelo deixa de o ser, sendo que é introduzido um terceiro guerreiro à mistura. A colocação dos intervenientes no local certo do duelo é uma verdadeira dança coreografada, a ausência de diálogo durante a caminhada mostra uma aceitação do destino das personagens envolvidas e no fim movimentos de câmara que nos fazem reter a respiração. Suspense, drama e um magnifico enquadramento tornam esta cena algo de verdadeiramente brilhante e extraordinário.
Chega de treta e admiremos este pedaço de cinema.
Valete Frates
Sem comentários:
Enviar um comentário