terça-feira, fevereiro 12, 2008

Corrente eléctrica

A corrente electrica consiste no movimento ordenado de electrões. Mas o que fascina na corrente electrica é a forma como a representamos.
Antes de o electrão ser descoberto experimentalmente definiu-se que o fenómeno da corrente sairia sempre do pólo positivo de uma dada fonte para o pólo negativo dessa mesma fonte. Ora após a descoberta da carga elementar negativa verificou-se que a conveção anterior estava errada porque acontecia exactamente o contrário. E a agora vem a parte interessante, ao invés de alterar para sempre a convenção que determinava o sentido geral da corrente, não continuamos a aceitar a convenção errada que perdura até aos nossos dias. A explicação dada para tal facto refere que seria mais simples manter a ideia errada, do que alterar tudo o que foi feito até então.
Do ponto de vista prático isto não influência em nada os trabalhos eléctricos ou electrónicos, mas não consigo de deixar de pensar que toda a tecnologia que temos hoje inclui um "erro" tão básico. Moral da história: a vontade de simplificar nem sempre está 100% certa, nem sempre o mais simples é necessáriamente o mais correcto. Claro que o mundo continua a "girar" com os nossos enganos, mas vamos ter um pouco mais de discernimento e ver que na realidade nunca sabemos se algo que irá acontecer no futuro atirará por terra todas as nossas ideias. Devemos manter uma mente aberta para alterar as nossas próprias convenções, e não nos amarrarmos a tradições estúpidas que nos empedem de evoluir. E por último se um dia, alguém provar que as nossas ideias estão erradas sejamos homens suficientes para dar o braço a torcer à realidade por muito que isso nos custe.
Quem sabe? Talvez esta nossa convenção, este nosso viver na mentira seja o que nos empede de descobrir novas coisas? Bem acho isso pouco provável, mas quem sabe?

Valete Frates

Sem comentários: