Digamos que Novembro foi bastante pródigo em acontecimentos relevantes para a história da humanidade.
Barack Obama venceu a John McCain as eleições para a presidência dos EUA tornando o primeiro presidente dos EUA negro. Obviamente isto tem uma forte conotação social e histórica, não fosse a América um país com um vasto historial de escravatura e diferenciação racial. O mais curioso é que ele nunca fez nada de especial. Tem uma história de vida interessante mas fica por aí. Não me entendam mal, eu gosto e muito do discurso do homem, mas numa altura em que o mundo precisa de liderança e experiência, fomos apostar num indíviduo que ainda não tem nenhumas provas dadas. Todavia foi sem dúvida a escolha mais acertada em relação às opções dadas. Ele pelo menos tem o discurso certo e o carisma, veremos se tem algo mais que isso.
De resto estas eleições norte-americanas foram um verdadeira de propaganda mundial, um pouco por todo o mundo toda a gente seguia com relativa atenção o que acontecia durante a campanha, sendo que por todo o mundo os mais diversos lideres internacionais congratularam publicamente a vitória do ex-senador. Foi um fenómeno de demonstração do poder da globalização. Toda a gente sabe que será por aquele homem passaram todas as decisões de real relevância para o mundo inteiro. Foi algo que alguns parecem ter finalmente compreendido depois do duplo mandato de "Cowboy" Bush (vou ter saudades das suas piadas).
Outra demonstração do poder da globalização foi a queda a nível mundial das bolsas de valores. Após décadas de serem uma pedra Filosofal para transformar ar em ouro, por fim o verniz estalou e podemos ver um pouco para dentro das trafulhices e canalhices que algumas das pessoas mais confiaveis das finanças fizeram ao longo dos anos. Impressionante o que as pessoas conseguem descobrir quando falta dinheiro. Descobrem-se crimosos, ganânciosos, e também gente faminta e dificuldades, desemprego. Não sei, penso que só vem provar que a abundância de dinheiro é o melhor cosmético para uma sociedade à muito podre.
Por cá descobriu-se a pila ao macaco, ou seja descobrir-se o "governo sombra do PSD" (como muito bem referiu o Sr. Louçã, que quando não fala só para contrariar até diz umas coisas com muita verdade), encoberto no BCP. Entre ex-ministro, ex-Secretários de Estado e outros taxistas vários venho o Diabo e escolha a ordem porque eles vão todos parar lá.
Posto isto vamos falar de coisas sérias, as escolhas do Marcelo aqui do blog:
Neste mês vi:
Lila Dit Ça - Ziad Doueiri